vtf

Sunday, September 03, 2006

Diferenças de célula eucariota vegetal e célula eucariota animal:



Célula vegetal: A célula vegetal é revestida pela membrana plasmática. Externamente, possui a parede celular ou esquelética, constituída por celulose, uma grande molécula de açúcar sintetizada pela própria célula. Essa parede é espessa e resistente, mas totalmente permeável. A parede celular permite a entrada de água, mas não em quantidade suficiente para arrebentar a célula.
De 5 a 95% do volume da célula vegetal são ocupados pelos vacúolos, grandes bolsas de água revestidas por uma membrana semelhante à membrana plasmática. Controlam a entrada e a saída de água na célula, e é um depósito de algumas substâncias. Esses grandes vacúolos, exclusivos das células vegetais, são chamados de tonoplastos.
No processo da fotossíntese, a célula vegetal transforma a energia luminosa na energia química presente em moléculas de glicose, que podem ser usadas na respiração celular, podem ser armazenadas ou servir de matéria-prima para a produção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e gorduras.
A substância que capta a luz é um pigmento verde chamado clorofila, presente no interior dos cloroplastos, organóides citoplasmáticos típicos das células vegetais.

Célula Animal: No interior da célula animal, há um núcleo típico de uma célula eucariótica. Todo o espaço existente entre o núcleo e a membrana plasmática constitui o citoplasma.
No interior do núcleo, está a cromatina, formada por DNA e por proteínas. É formada por filamentos de cromossomos emaranhados, como linha embaraçada. O nucléolo, corpo denso e esférico que pode ser visto dentro do núcleo, é rico em RNA e proteínas. Participa da formação dos ribossomos.
A membrana das células animais é lipoprotéica e seletivamente permeável, capaz de controlar a entrada e saída de materiais. Moléculas pequenas e sais inorgânicos passam através da membrana. Moléculas maiores são englobadas em vesículas. Substâncias exportadas pela célula ficam em pequenas bolsas membranosas, que se abrem na superfície, despejando seu conteúdo no exterior, etc...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home